Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Barca d’ Aregos liga Resende e Baião: Municípios reiniciaram o serviço regular da travessia do rio Douro
sexta-feira, 27 de maio de 2011 Publicado por Unknown

Os Presidentes dos Municípios de Resende e Baião procederam à inauguração da travessia da Barca d’ Aregos, que vem reiniciar o serviço regular da travessia do rio Douro entre os dois concelhos, numa cerimónia realizada no dia 25 de Maio, em Caldas de Aregos.

Reza a história que para facilitar a passagem do rio, os primeiros reis de Portugal foram criando para as pobres gentes daquele tempo, as chamadas “barcas de por Deus” que eram passagens gratuitas em locais onde o povo precisava mais de passar para a outra margem. Assim acontecia em Caldas de Aregos, onde a Rainha D. Mafalda estabeleceu uma barca de passagem para as Termas.

O barco, que a partir de agora vai iniciar o serviço, foi baptizado de “Barca d’ Aregos” precisamente numa alusão àquelas barcas que há dezenas e centenas de anos atrás transportavam as populações de Caldas de Aregos (Resende) para a outra margem, onde na estação de Tormes iam de comboio para o Porto ou para o alto Douro, numa altura em que este era o único transporte disponível na região.

A nova Barca d’ Aregos tem lotação para 12 passageiros mais tripulação e encontra-se disponível para as seguintes actividades: aluguer com tripulação, passeios de barco, passeios marítimos-turísticos, serviços de taxi fluvial e travessia entre as margens. As marcações devem ser realizadas através do seguinte contacto: 913058031.

Durante a inauguração, o Presidente do Município de Baião, José Luís Carneiro, afirmou que “esta ligação corresponde a um ideal, que é o ideal da identidade das populações ribeirinhas dos dois concelhos. É um ideal identitário e um ideal histórico para as populações de Aregos que é Resende e Aregos que é Baião”.

Para o Presidente do Município de Resende, António Borges, “Não podíamos de deixar de assinalar um pequeno grande passo de afirmação e desenvolvimento nesta região do Douro. Mais do que um sonho, mais do que um querer dos Presidentes dos Municípios de Resende e de Baião, este projecto foi sempre uma reivindicação das gentes de Aregos, estejam na margem norte ou estejam na margem sul”.

Com a concretização deste projecto, os Municípios de Resende e de Baião pretendem corresponder aos anseios da população ribeirinha dos dois concelhos, bem como qualificar a oferta turística, desenvolvendo a economia local.

Gabinete de Comunicação e Imagem da
Câmara Municipal de Resende

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Barca d’ Aregos liga Resende e Baião: Municípios reiniciaram o serviço regular da travessia do rio Douro"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html