Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «O programa “nim” do PSD»
quinta-feira, 21 de abril de 2011 Publicado por Unknown

Acácio Pinto
Deputado do PS
Começamos a estar muito habituados aos programas do PSD desde que Passos Coelho ascendeu à liderança: as suas opções são no actual momento, mas deixam de o ser logo no momento seguinte; as suas opções avançam e recuam de acordo com as reacções expressas nas sondagens e nos comentários televisivos.

Foi assim quando Passos Coelho elegeu a revisão constitucional como a reforma das reformas, quando disse que só a mudança da constituição poderia resolver todos os problemas com que estamos confrontados, quando, como sabemos, eles são consequência de uma conjuntura internacional negativa.

Nessa altura propuseram-se atacar o Serviço Nacional de Saúde, privatizar a segurança social, despedir sem justa causa e desqualificar a escola pública.

Pois bem, face às reacções contrárias e às sondagens, lá evoluiu para uma proposta que escondia e maquilhava as suas verdadeiras ambições. Já não era bem assim aquilo que eles queriam.

Mas foi também assim quando o PSD chumbou o PEC IV e, com esse gesto, lançou o país numa grave crise política que agora estamos a atravessar. Dizia o PSD que não havia necessidade dessas medidas, que os portugueses não poderiam ser mais penalizados.
Pois bem, face às “classificações” que as empresas de rating nos começaram a atribuir e aos juros que começámos a pagar, Passos Coelho desdobrou-se em declarações, algumas em inglês, de que o PSD respeitaria os compromissos internacionais de Portugal, que o PSD estava determinado no abaixamento do défice e na regularização das contas públicas.

Mas foi também assim quando pediram a Passos Coelho medidas para combater a actual crise e que ele logo sintetizou em duas, emblemáticas: aumentar o IVA para 25% e privatizar a CGD.

Pois bem, face às críticas do IVA ser um imposto cego, toda a direcção social-democrata ficou em polvorosa e começou por dizer que não era bem assim quanto ao seu aumento e que afinal não queriam privatizar a CGD. É que até o actual presidente da CGD, Faria de Oliveira, ex-governante do PSD, veio dizer que "não deve ser privatizada", sublinhando "a função fundamental que desempenhou nos últimos anos, de apoio à economia, na estabilidade do sistema financeiro e no financiamento da República". Em entrevista ao Público, o presidente da CGD garantiu ainda que, apesar das dificuldades de financiamento o banco vai apoiar as "boas empresas e os bons projectos".

Muito mais haveria para dizer, mas não vou trazer à colação mais nenhum elemento.
O que importa é que todos começamos a ter, bem, a sensação de que com Passos Coelho e com este PSD todos os “tiros”, todas as propostas, todas as medidas poderão vir a ser alteradas, muitas, em menos de 24 horas.

Ou seja, Passos Coelho está refém. Está preso a um conjunto de interesses e de estratégias liberais e de direita das quais não se consegue libertar. E um político, um candidato a primeiro-ministro não pode, nunca, hipotecar a sua soberana capacidade de decisão, que lhe advém do povo, por meros jogos de corredores e de distribuição de benesses àqueles que são os seus criadores e verdadeiros decisores.

NOTA: Votos de Boa Páscoa para todos.

Acácio Pinto
Deputado do PS
2011-04-20

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Acácio Pinto: «O programa “nim” do PSD»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html