Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 30 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários

Dia 2 de Maio, em Ovadas.


Feira Anual
Concurso Pecuário de Gado Bovino
Chega de Bois


Programa:
10h00 - Prémios relativos à Feira
16h00 - Chega de Bois
17h00 - Entrega de Prémios e Taças aos Vencedores


Organização: Junta de Freguesia de Ovadas e Associação Desportiva e Recreativa Rodense
Colaboração: Câmara Municipal de Resende


Data      2010-05-02
Local     Ovadas
Horário  10:00 horas

in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
A pedido de um conterrâneo, Prof. Aquilino Rocha Pinto (O Presidente da Direcção/Fundador da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu), divulgo um cartaz sobre a realização do Torneio Aberto "Comemorações do Dia Nacional do Ténis de Mesa no Distrito de Viseu, que terá lugar no dia 22 de Maio, no Município de Moimenta da Beira.

(Clique na imagem para ampliar)

Por Notícias de Resende | quinta-feira, 29 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários
Realizou-se no passado dia 18 de Abril em Caldas de Aregos, perto de Resende, o Campeonato Nacional de Inverno de Veteranos em Remo Olímpico.

O Grupo Desportivo Ferroviários do Barreiro fez deslocar a sua maior comitiva de veteranos. 13 atletas e o delegado Joaquim Tigó, os quais se depararam com a mais atribulada viagem de sempre: oito horas e meia do Barreiro a Caldas de Aregos, contabilizando uma carrinha com sobreaquecimento e um pneu rebentado.

Chegados ao fim da tarde de sábado, dia 17, ao belo mas quase inacessível cenário do Douro, foi tempo de montar e afinar os barcos e experimentar a água doce, cumprindo treinos ligeiros.

No grande dia os remadores veteranos do GDFB portaram-se à altura e honraram o nome do seu Clube e do Barreiro, conquistando 5 títulos nacionais e 2 segundos lugares nas 7 provas em que participaram, igualando em número de títulos obtidos os maiores clubes nacionais, os quais se fizeram representar com muito maior número de atletas:

- Shell de 4 com timoneiro, escalão A (média de idades entre 27 e 35 anos), com Miguel Lopes, Jorge Lourenço, Jorge Porêlo, Pedro Antunes e timonados pela Ana Barracosa, tripulando o velhinho "Quimigal", amavelmente cedido pelo Grupo Desportivo Fabril para esta prova, lograram ainda assim andar com os primeiros, acabando por se classificar em 2º lugar.

- Shell de 4 com timoneiro, escalão B (média de idades entre 36 e 42 anos), com Rui Raposinho; Hermínio Caeiro, José Galhetas e José Fragoso, timonados pelo Sérgio Vinagre, conquistaram brilhantemente o título na sua categoria.

- Double-Scull, escalão E (média de idades de 55 a 59 anos), com Pedro Oliveira e Carlos Oliveira “Bóia” (Unilogos), após renhida regata com o Clube Fluvial Vilacondense, única tripulação que os conseguiu acompanhar, utilizando embarcação bem superior, conseguem o título com uma excelente ponta final.

- Skiff, escalão C (média de idade de 43 a 49 anos), com Hélder Assunção (Peri), protagonizando um verdadeiro "choque de titãs" entre dois dos melhores remadores do mundo da sua Idade: o Hélder e o Henrique Baixinho, o remador português mais medalhado de sempre, já ultrapassando uma centena de títulos Nacionais, ditou mais uma espectacular vitória do grande remador barreirense, conseguindo chegar à meta com cerca de 2 comprimentos de avanço sobre o seu grande adversário e amigo, o único que conseguiu acompanhar o seu ritmo.

- Skiff, escalão G (média de idade de 65 a 69 anos), com Carlos Oliveira "Bóia" (Unilogos), o qual não tem qualquer rivalidade, demonstrando uma inacreditável capacidade com os seus 68 anos de idade.

- Skiff feminino, escalão A (média de idade de 27 a 35 anos), com Ana Barracosa, remando apenas há cerca de 1 ano e meio e defrontando adversárias bem mais credenciadas, obteve um excelente 2º lugar.

- Shell de 8 com timoneiro, escalão B (média de idades entre 36 e 42 anos), com Hélder Assunção (Peri), Miguel Lopes, José Galhetas, Jorge Lourenço, Rui Raposinho, Hermínio Caeiro, Jorge Porêlo, José Fragoso e o timoneiro Sérgio Vinagre, disputaram a mais concorrida e rápida regata dos Campeonatos, obtendo uma espectacular vitória, conseguida na última metade da prova, que terminaram a 42 remadas por minuto, deixando o 2º classificado, o ARCO de Viana do Castelo, a mais de 2 comprimentos.

De registar ainda um regresso tão atribulado como a ida: mais um pneu rebentado, uma cinta danificada que ia provocando a perda da popa do 8+ e uma chapa de cobertura do atrelado "desaparecida" durante o percurso tornam bem real o ónus que representa para os Clubes do Sul a deslocação a terras tão distantes, situação que a Federação Portuguesa de Remo não parece ter em consideração...

in Rostos On-line
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
No próximo dia 2 de Maio, domingo, às 16h00, a Santa Casa da Misericórdia de Resende leva a efeito o cortejo temático "Trajes", em que estarão envolvidas as crianças e utentes da instituição. Participarão neste cortejo: i) o rancho folclórico e etnográfico de S. Pedro de Paus; ii) o rancho folclórico e etnográfico de Santa Maria de Cárquere; iii) rancho folclórico e etnográfico de S. Miguel de Anreade; iv) grupo de bombos de S. Romão; e v) grupo de bombos de S. Martinho.
Esta iniciativa pretende evocar a riqueza e as diferenças entre "Povos e Culturas".



in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
O torneio decorrerá no próximo dia 1 de Maio, no Pavilhão Municipal, abarcando duas faixas etárias. Assim, da parte da manhã, com início às 08h45, terá lugar o torneio de futsal "Mascotes", para as crianças entre os 6-10 anos. À tarde, com início às 15h00, terá lugar o torneio de futsal "Dragõezinhos", para os mais crescidos, com idades entre os 11-15 anos.

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 28 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários
Decorreu no dia 23 de Abril, no Museu Municipal, a inauguração da exposição de pintura de Mário Rocha, que vai estar patente até ao dia 23 de Maio. Mário Rocha é um artista multifacetado, pois o seu trabalho compreende a pintura, cerâmica, escultura, arquitectura de interiores e decoração.

Nasceu em Perre, Viana do Castelo, dedica-se à pintura desde 1968. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto, e actualmente reside em Gondomar.

Tem um atelier próprio e desde 1975 já participou em inúmeras exposições individuais e colectivas por todo o país e no estrangeiro de onde se destaca Espanha, Luxemburgo e França. Em 2010 participou na Exposição Internacional, Vive-Arte 2010, Galería de Arte Sala-Taller María Nieves Martín, Casa de Cultura, en Villafranca de los Barros (Extremadura).

O seu trabalho encontra-se representado com 22 quadros na Assembleia da República Portuguesa.

Segundo Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, “A pintura do Mário sente-se antes que se interprete. Sente-se num todo: do traço à cor; da expressão à emoção. No difuso das formas, no simbólico que, por hábito, substitui a representação ou desenho objectivo; no contraste das cores e da textura de cada uma das suas telas, o Mário põe em comum (isto é, comunica) uma história e a vida que nela vive; vidas com muita vida ou, simplesmente, a alma de um momento único”.



in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | terça-feira, 27 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários
Jose Rojas pretende preparar equipa para a 3ª Fase de Qualificação do Campeonato da Europa.

A selecção Nacional de Juniores voltará a reunir-se em estágio, de forma a preparar a participação na a 3ª Fase de Qualificação do Campeonato da Europa. Entre 7 a 9 de Maio e depois de 21 a 23 de Maio, Jose Rojas contará com 19 atletas em Resende para a turma das quinas se encontrar na melhor forma para defrontar na Poule F a Itália (2º classificado na Poule B), Bélgica (2º classificado na Poule D), Eslovénia (3º classificado na Poule A). Já Portugal foi 3º classificado na Poule C, organizada em Lamego.

Na outra Poule estarão as selecções da Holanda (2º classificado na Poule A), Ucrânia (2º classificado na Poule C), Espanha (3º classificado na Poule B) e Grécia (3º classificado na Poule D).

Atletas convocados

Nome
Data de Nascimento
Clube
Filipe Pinto
26.02.1991
SC Espinho
Alexandre Ferreira
13.11.1991
CDRJ Anreade
Daniel Pereira
19.07.1993
CDRJ Anreade
Danilo Amante
11.08.1993
CDRJ Anreade
Hugo Oliveira
26.02.1993
CDRJ Anreade
Hugo Sousa
30.03.1993
CDRJ Anreade
Micael Ribeiro
30.07.1993
CDRJ Anreade
Nuno Silva
3.02.1993
CDRJ Anreade
Rui Mota
22.05.1993
CDRJ Anreade
Phelipe Martins
2.03.1991
Leixões SC
Francisco Rocha
5.07.1991
Vitória SC
Ivo Casas
21.09.1992
Leixões SC
Miguel Rodrigues
2.03.1993
SL Benfica
Arturo Vieira
22.06.1993
Frei Gil VC
José Monteiro
21.10.1991
SC Espinho
Fábio Borges
10.11.1991
Leixões SC
Paulo Pereira
15.11.1991
SC Caldas
Diogo Marques
30.01.1991
AA Espinho
José Gomes
21.10.1994
GC Vilacondense
Treinador Principal
José Rojas


in SCN SPORTCANAL SA

Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
Resende recebe no próximo fim-de-semana, dias 30 de Abril e 1 e 2 de Maio de 2010, no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade, a 2.ª Fase do Campeonato Nacional de Juniores Masculinos da 1.ª Divisão. A prova é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Resende, Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol de Viseu.

FC Porto, Águas Santas, FC Infesta e Belenenses são os quatro clubes que, em Resende, vão disputar o primeiro lugar do Grupo A da Zona 1 do Next <21. Na última jornada da fase regular, destaque para o líder Belenenses que goleou o Fermentões por 50 – 22.

Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal, António Borges, assinou um contrato com a Federação de Andebol de Portugal para a organização das competições oficiais da época 2009/2010. O contrato prevê que a Federação seja a entidade responsável pela supervisão técnica e coordenação geral da competição e o Município de Resende será responsável pelas condições de natureza técnica, de instalações, de logística, alojamento e serviços e pela divulgação do evento junto dos meios de comunicação social.

No campeonato os oito primeiros classificados (CF Belenenses, Sporting, ABC de Braga, FC Porto, São Bernardo, Águas Santas, Xico Andebol e FC Infesta) vão agora disputar o grupo A da segunda fase, em dois grupos de quatro jogando todos contra todos em regime de concentração. As restantes quatro formações (FC Gaia, CS Marítimo, CCR Fermentões e SL Benfica) classificadas do 9º ao 12º lugar na 1ª fase jogam para o grupo B, no sistema todas contra todas a duas voltas, transportando os resultados e pontos obtidos entre si na 1ª Fase.

Na Fase Final o 1º e 2º classificado de cada grupo da 2ª Fase Grupo A, jogam todos contra todos a uma volta em regime de concentração. O 1º classificado da Fase Final, sagra-se Campeão Nacional.

Com estas iniciativas, o executivo pretende dinamizar o concelho e mobilizar os resendenses para a prática de desporto. Desta forma, a Autarquia estará sempre disponível para continuar esta colaboração com a Federação de Andebol de Portugal.

in A Verdade
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
As escolas secundárias Latino Coelho, de Lamego, a D. Egas Moniz, de Resende, e ainda as de Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul são os próximos estabelecimentos a serem intervencionados na terceira fase do programa de modernização do Parque Escolar do país.
Estabelecimentos de ensino que se seguem aos dois que estão neste momento a ser alvo de obras, em Viseu - as escolas secundárias Emídio Navarro e a Alves Martins - e que ontem receberam a visita dos deputados do PS eleitos por Viseu.
A requalificação dos dois edifícios envolve um investimento superior a 22 milhões de euros e que se traduz, segundo o deputado Acácio Pinto, em "mais qualidade pedagógica".
"Quer na Emídio Navarro, quer na Alves Martins, estas obras, além de qualificarem o sistema educativo vieram dar confiança às economias", realçou, frisando que, a nível nacional, são "11 mil trabalhadores que estão empregados nas empresas que trabalham com a Parque Escolar".
Apesar de alguns atrasos, devido, essencialmente, ao mau tempo, as obras estão a decorrer "dentro da normalidade". A primeira fase, nomeadamente na Alves Matins, já está concluída e os alunos regressaram às salas de aulas, depois de algum tempo terem ocupado contentores para o efeito. "Mesmo com as restantes obras a decorrer, os alunos não estão a ser prejudicados", avançou o presidente do Conselho Executivo, Adelino Pinto.
Este responsável salientou ainda que os trabalhos têm sido efectuados numa "interacção saudável" entre os projectistas e a escola, dando como exemplo a questão do estacionamento. Numa primeira fase, o número para o aparcamento dos automóveis era reduzido, "mas neste momento, estamos em negociações para que o parque seja alargado, fazendo o aproveitamento de alguns espaços", anunciou.

Programa
de modernização
O Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário, visa, no essencial, cumprir três objectivos. Requalificar e modernizar os edifícios das escolas com Ensino Secundário, repondo a eficácia física e funcional, numa perspectiva de criar condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, às didácticas e às novas tecnologias de informação e comunicação é um deles.
Abrir a Escola à comunidade, criando condições para uma maior articulação com o meio envolvente e criar um novo modelo de gestão das instalações, garantindo uma optimização de recursos instalados e uma correcta gestão da conservação e manutenção dos edifícios após a intervenção são os outros dois objectivos.           

in Diário de Viseu
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 26 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários



Na sua visita ao Porto, Bento de XI e entidades da comitiva papal terão oportunidade de saborear as nossas deliciosas cavacas, uma oferta da Câmara Municipal de Resende.
Sua Santidade tem bom gosto, já que muito aprecia um cálice de Porto. Neste tempo de agruras nada de mais apropriado do que saborear uma cavaca de Resende. Estamos certos de que levará uma caixa de volta para o Vaticano.

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários



De forma a explorar activamente a exposição permanente de Arqueologia, que retrata a presença humana no concelho na Pré-história, Idade do Ferro, Épocas Romana, Medieval e Moderna, o Serviço Educativo do Museu Municipal realizou com a escola EB1 de Passos, a actividade “À Descoberta da Arqueologia”.

Esta actividade de exploração pedagógica desenvolve-se por etapas e em grupos com base num questionário, onde um elemento do grupo imagina ser arqueólogo e vai estudar alguns dos objectos que os nossos antepassados nos legaram com o auxílio dos assistentes; percorre a exposição, lendo ou relendo os textos de enquadramento, e escolhe um objecto do seu interesse.

O grupo observa o objecto socorrendo-se de um “Kit de descobridor”, que contém lupas, réguas e imagens que ajudam na exploração.

Posteriormente é preenchido um quadro no qual são dadas respostas às questões relacionadas com os dados físicos, construção, função, desenho e seu valor.

Como recompensa, é oferecido ao grupo uma réplica de uma das peças que integram o espólio.

Esta actividade pode ser colocada em prática durante todo o ano no Museu Municipal, sendo necessário apenas preencher a ficha de inscrição (disponível em Serviço Educativo do Museu) e envia-la com a antecedência mínima de duas semanas para o seguinte E-mail: susanagomes@cm-resende.pt.


in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | domingo, 25 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários
Irá ser realizada no dia 29 de Abril, às 14:00 horas, uma sessão de esclarecimentos sobre Protecção da Natureza, orientada pelos elementos da GNR - SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente), em colaboração com a GNR - Lamego (Escola Segura), numa organização do Grupo de Educação Física.


(Clique na imagem para ampliar)

Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários

Familiares, amigos, colegas (padres e professores), paroquianos, conterrâneos de Paus e Felgueiras e presidentes/directores das principais instituições de Resende (Presidentes da Câmara Municipal e Assembleia, Municipal, Vereadores, Deputados Municipais, Presidentes de Junta, Directores do Agrupamento de Escolas, Escola Secundária e Externato, Provedor da Santa Casa daMisericórdia...), incluindo o Vigário Geral da diocese de Lamego, encheram por completo o Auditório Municipal, ontem à noite, na sessão do lançamento do 5.º romance de Joaquim Correia Duarte "O Douro em Chamas".

A apresentação esteve a cargo do Sr. Cón. Esteves Alves, que prefacia o livro. Começou por afirmar que o apresentador deve suscitar o apetite pela leitura da obra, tendo a missão sido cumprido, pois fez uma síntese do contexto histórico do romance e acentuou as qualidades literárias/estilísticas da narração, queexemplificou com a leitura de algumas passagens. "No romance está bem patente o historiador rigoroso, o narrador de diálogos genuínos e vivos, o retratista de traços de carácter, o criador de ficção romanesca", referiu, qualificando o autor como o poeta da palavra e o mestre da limpidez da linguagem. Como aspectos relevantes da obra, realçou três: i) a rara beleza da descrição das paisagens com contrastes carregados de metáforas; ii) a vivacidade dos diálogos; e iii) a genial recriação das reacções populares.
O Dr. Joaquim Correia Duarte confessou o prazer que lhe suscitou escrever este romance histórico, pois foi uma forma de investigar uma época conturbada com actores e factos situados no Douro (alguns dos quais no concelho de Resende, como o célebre Justiniano de Córdova). "Aqui contam-se factos e acontecimentos verdadeiros, a partir dos quais se desenharam cenários", disse. Referiu que o que não se pode dizer num registo de investigação histórica poder-se-á fazê-lo num romance histórico. Como diria um elemento da direcção da Academia Portuguesa de História (que o Dr. J. Correia Duarte trouxe à colação), que após se interrogar se o livro pertencia mais ao domínio da história ou do romance, concluiu: é mais história, mas também é romance; leiam a história e desfrutem do romance. Lembrou que no livro se contam histórias que, embora não sendo verdadeiras, são prováveis.
A última intervenção coube ao Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, que realçou as qualidades do Sr. Padre Joaquim na sua dimensão humana e cultural ao qual a comunidade de Resende está agradecida e pelo qual sente orgulho. "Momentos como este são muito gratificantes aos quais talvez não saibamos dar o devido apreço", referiu.



Da contra-capa

O
Douro em Chamas é a memória dos tempos de terror e confusão que se viveram no Douro e no país, ao longo de quase todo o século XIX.
Despotismo Pombalino, Invasões Francesas, Guerra Civil, guerrilhas da Patuleia, nada falta nesses malditos tempos para dividir os portugueses, facultar o crime e as vinganças, semear sangue e lágrimas, desgraçar inúmeras famílias e empobrecer o país.
"(...) O presente livro, com verdade histórica servida em bandeja literária ornada de imaginação e fantasia, pretende trazer ao conhecimento de todos os leitores o que se passou aqui, no nosso Douro, nesses tempos espinhosos de mudança.
No meio de tudo, a história ficcionada do amor proibido de dois jovens que tentou vencer os ódios políticos dos seus progenitores, mas que veio a acabar numa incomensurável tragédia.

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 23 de abril de 2010 | Publicado em | Com 1 comentários
É uma iniciativa desta autarquia, sendo também pioneira no concelho de Resende. No ano passado, foram atribuídos 600 € a quatro nascimentos.
Este ano, já foi atribuído o subsídio pelo 1º nascimento. É uma menina com o nome de Mirela Beatriz Machado Parnic. A atribuição do apoio ocorreu no passado dia 20 de Abril.
Esta autarquia deseja as maiores felicidades aos seus pais e um futuro radiante à recém-nascida.



in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
O concelho vai ser no próximo fim de semana, dias 23, 24 e 25 de Abril, palco das Comemorações do 25 de Abril. Esta é uma iniciativa de índole cultural, com a qual a Câmara Municipal pretende assinalar o 36.º Aniversário do chamado “Dia da Liberdade”.

As comemorações que pretendem aliar música, cultura e arte têm início no dia 23 de Abril, às 18h00, no Museu Municipal, onde decorre a inauguração da Exposição de Pintura de Mário Rocha. O autor da exposição nasceu em Perre, Viana do Castelo, em 1954 e dedica-se à pintura desde 1968. Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto, e actualmente reside em Gondomar. Tem um atelier próprio e desde 1975 já participou em inúmeras exposições individuais e colectivas por todo o país e no estrangeiro de onde se destaca Espanha, Luxemburgo e França. Em Junho de 2006 expôs no Externato Senhora do Carmo e está ,ainda, representado com 22 quadros na Assembleia da República Portuguesa.

No dia 24 de Abril tem lugar, às 21h00, no Auditório Municipal, o Lançamento do livro de Joaquim Correia Duarte, intitulado “Douro em Chamas”. O autor do livro nasceu na freguesia de Paus, Resende, em 1940, passou a sua infância em Felgueiras (Resende), cursou Filosofia e Teologia nos Seminários de Lamego e licenciou-se em Ciências Históricas na Universidade do Porto sendo membro da Academia Portuguesa da História desde 14 de Fevereiro de 2007. É, também, autor das obras “Resende e a sua História” (volumes I e II), “Resende na Idade Média”, “Resende no século XVIII” , editou ainda três romances históricos que caracterizam os usos e costumes da região: “A carta que chegou tarde demais”, “As Meninas da Comenda” e “As Monjas de Portejães”.

No mesmo âmbito das comemorações os visitantes poderão assistir aoEspectáculo Musical “Melodias de Abril”, no dia 24 de Abril, no Auditório Municipal, às 22h00, concretizado pelos jovens do concelho.

Para o dia 25 de Abril estão agendadas as cerimónias oficiais, a partir das 10h00, no edifício dos Paços do concelho, com a actuação da Banda de Música “A Velha” de S. Cipriano, Resende, seguida do Hastear das Bandeiras e daCerimónia Oficial no Salão Nobre da Câmara Municipal.


in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
O Programa Operacional Regional do Norte (“ON.2 – O Novo Norte”) aprovou um conjunto de 24 projectos que concretizam prioridades previstas no «Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro», no quadro do plano de investimentos do seu eixo prioritário 2 “Valorização Económica de Recursos Específicos”.

Os projectos em causa, avaliados em 30 milhões de Euros e apoiados em 21 milhões pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, são de natureza infra-estrutural e abrangem áreas como a sinalização turística, o turismo fluvial, o património ambiental e o desenvolvimento rural e local, o património histórico-cultural e a qualificação dos recursos humanos, inovação e conhecimento em turismo.

Estas iniciativas contribuem, de forma significativa, para a qualificação e valorização da oferta turística do destino “Douro”, numa óptica de promoção da excelência turística regional e de um desenvolvimento regional sustentável, sendo complementada pelo apoio a iniciativas de carácter promocional e de animação (já aprovadas e em execução).

São
exemplos destes projectos a requalificação do Cais do Pocinho, o rearranjo e beneficiação das infra-estruturas fluviais do Cais do Pinhão, a requalificação do Centro Histórico da Aldeia Vinhateira de Trevões, a construção do Espaço Miguel Torga, a melhoria de uma rede de monumentos do Vale do Douro, assim como a construção do Hotel de Aplicação e do Centro de Excelência em Gastronomia e Vinhos da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, em Lamego.

No seu conjunto, os projectos a co-financiar incidem em 24 concelhos da região (Alijó, Armamar, Baião, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Miranda do Douro, Mogadouro, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Resende, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real).

Outras notícias relacionadas com o ON.2 - O Novo Norte estão disponíveis na internet em
www.novonorte.qren.pt.

CCDR-N e Porto, 2010.04.23

in ON.2 - O Novo Norte
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
Antecipando as alegrias da vitória no campeonato, que pode acontecer já este fim de semana, se o Braga escorregar, uma grande delegação de benfiquistas de Resende deslocar-se-á amanhã a Lisboa para assistir ao jogo frente ao Olhanense.
Enquanto uns andam um nadinha abatidos a tirar o rei da barriga, outros já se estão a ver com o título no papo.
Declaração de interesses: sempre preferi a nobreza do voo da águia às arremetidas quiméricas e pouco apuradas do dragão…

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 22 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários
O Município de Resende, em colaboração com a Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol de Viseu, vai promover um colóquio subordinado ao tema "A Juventude e o Desporto - da base ao topo" - Andebol, que vai decorrer no dia 1 de Maio, no Auditório Municipal, com a participação do Selecionador Nacional de Sub 20 - Andebol, Dr. Rolando Freitas.

Programa:

9h30 - Recepção dos participantes
10h00 - Sessão de Abertura
10h30 - Apresentação do tema "A Juventude e o Desporto - da base ao topo" - Andebol
11h15 - Intervalo
11h30 - Continuação
12h30 - Almoço de encerramento

Os diplomas de participação serão entregues no final do colóquio.
O almoço será oferecido pelo Município a todos os inscritos.

Inscrições até ao dia 28 de Abril (limitados ao n.º de lugares do Auditório - 188).

As inscrições podem ser realizadas:
-
preenchendo o formulário seguinte

- ou a
ficha de inscrição disponível para donwload, devendo ser entregue nos Serviços de Atendimento do Município ou enviada por fax para o seguinte n.º 254 877 424.

Para mais informações contactar o Município através dos seguintes números:
254 877 153 ou 917 563 768.

Data           2010-05-01
Local         Auditório Municipal
Horário      09:30 horas

in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
(Clique na imagem para ampliar)
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
(Clique na imagem para ampliar e ver o programa)

A Associação de Amigos de S. Cristóvão, Felgueiras, com o apoio do Município, organiza no dia 8 de Maio de 2010 o III Passeio Moto 4/2.

A concentração tem início às 9h00, no Campo de Futebol de Felgueiras.

A inscrição deverá ser realizada no sítio electrónico
www.aasc.pt ou ligar 914 208 394 / 918 737 043

in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
Visualize este video que mostra os vários acontecimentos decorridos durante o passado fim-de-semana, desde a Festa das Cavacas, Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios até ao Campeonato Nacional de Remo de Veteranos

Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários

No âmbito das Escolinhas do Desporto, decorreu em Caldas de Aregos, a regata "Aregos a Remar". A prova contou com a presença de cerca de 175 jovens de 7 clubes nacionais: Infante, Portos Cale, CDUP, Vilacondense, Sport Club Porto, Clube Náutico de Caldas de Aregos e Fluvial Portuense.


O primeiro lugar foi atribuído à Escola Infante que contabilizou 82 pontos, já o segundo lugar pertenceu ao Sport Club Porto que somou 80 pontos. Com 46 pontos o Vilacondense assegurou o terceiro lugar.


O evento foi uma organização conjunta do Município de Resende e do Clube Náutico de Caldas de Aregos, com o apoio das Juntas de Freguesia de Anreade e Miomães e dos Bombeiros Voluntários de Resende.


in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários

O Grupo de Educação Física e o Gabinete de Educação para a Saúde e Educação Sexual do Externato D. Afonso Henriques organizaram uma abordagem teórica e um rastreio a diabetes, tensão arterial, índice de massa corporal, perímetro abdominal, glicémia, colesterol, aos alunos do 3.º Ciclo e Secundário do estabelecimento de ensino.

A iniciativa contou com o apoio do Município de Resende e dos alunos de Enfermagem e Nutrição do Instituto Piaget de Viseu, que realizaram os referidos rastreios.

in Câmara Municipal de Resende

Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários

Numa organização da TUR Aregos, EM, SA, do Município de Resende e da Federação Portuguesa de Remo, realizou-se no dia 18 de Abril o Campeonato Nacional de Inverno (Veteranos) que contou com a participação de 350 remadores.

A prova teve a colaboração do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Clube Náutico de Caldas de Aregos e Bombeiros Voluntários de Resende.



in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 21 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários
Numa organização do Grupo de Educação Física do Externato D. Afonso Henriques, decorreu no passado dia 21 de Abril do corrente ano, durante a manhã “Manhã Radical” onde esteve à disposição da Comunidade Escolar, a Torre Multi-actividades do Exército que proporcionou a experimentação de actividades radicais - Escalada e Slide.


Para muitos, foi a primeira oportunidade de fazer o seu “baptismo” nas referidas actividades, de forma gratuita e em segurança, na presença de profissionais qualificados do Regimento de Infantaria nº 14 – Viseu, que se empenharam para que este dia fosse uma experiência inesquecível.”


Esta iniciativa contou ainda com a colaboração do GAP – Lamego, GNR – Lamego (Escola Segura) e dos Bombeiros Voluntários de Resende.


Artigo elaborado por:
Aquilino Rocha Pinto
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
No passado dia 17, decorreu na Escola Secundária D. Egas Moniz mais uma acção de formação relativa ao projecto "Educação para o Empreendedorismo", cuja dinamização está a cargo do Prof. Adérito Lopes. O tema central é a valorização da cereja, a fruta de eleição de Resende As ideias empreendedoras fervilham, já tendo sido constituídos vários grupos para o efeito sob a orientação de docentes. A título de exemplo, há um grupo que pretende criar um gelado à base de cerejas; um outro que pretende confeccionar uma luva (luva relax) a partir de tecidos de algodão com inclusão de caroços de cereja e pedacinhos de trapos; e ainda um outro que se propõe produzir um creme hidratante (hidracreme) com essência de cereja.
No próximo dia 21 de Maio, ocorrerá a apresentação pública deste projecto, que irá dar que falar, pois envolve várias parcerias, entre as quais, a Câmara Municipal, algumas Juntas de Freguesia, associações e empresas.
É de referir também que, ontem às 10h30, teve lugar neste estabelecimento de ensino uma palestra sobre internet segura (um tema tão actual), proferida pelo Inspector da Polícia Judiciária, Jorge de Melo.
Já agora, se quiser acompanhar o que de mais importante se passa em torno desta escola, clique no interessante blogue do Director, Dr. António Alberto R. Miranda de Carvalho (
http://tonimcarvalho1.spaces.live.com/blog/). É uma espécie de diário organizador, que irá dar muito jeito a quem tiver de elaborar o relatório de actividades, no fim do ano.

in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários

A Confraria dos Enófilos do Douro, em parceria com o Município de Resende, realizou uma Harmonização de Vinho do Porto e Moscatel do Douro com as Cavacas de Resende. Esta acção, que se realizou durante a Festa das Cavacas, decorreu no Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, no passado Domingo, dia 18, às 12h30 e às 16h30.
Em linhas gerais, esta Harmonização de Vinhos com as Cavacas de Resende compreendeu uma prova de vinhos com o intuito de verificar, junto do consumidor, qual o tipo de Vinho (Porto ou Moscatel) que melhor serve para acompanhar as Cavacas de Resende, tornando, por conseguinte, ambos os produtos inseparáveis na boa mesa. Esta arte de harmonizar o Vinho do Porto com as Cavacas de Resende tenciona potenciar esses produtos para os tornar numa experiência gastronómica muito mais rica, realizando uma verdadeira viagem pelos prazeres gustativos.
A iniciativa, levada a cabo por Filipe José Carvalho, contou com a presença de 22 participantes, tendo sido precedida por um pequeno "Curso de Iniciação à Prova", pensado para todos os interessados pela temática dos Vinhos e da Doçaria Regional.
Com mais esta acção, a Confraria dos Enófilos do Douro pretende, cada vez mais, estar mais próximo dos consumidores e dos decisores da região, sempre com os objectivos de promover, divulgar e valorizar os vinhos da Região Demarcada do Douro!


in O Comércio de Baião
Por Notícias de Resende | terça-feira, 20 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários


A sessão de lançamento decorrerá, no próximo sábado, dia 24 de Abril (às 21 horas)*, no Auditório Municipal de Resende.
O tema são as lutas liberais em todo o Douro - histórico - com um romance de amor impossível pelo meio.
A freguesia de Paus, com o famoso guerrilheiro da Patuleia -Justiniano Osório - à frente, entra em grande na história que se conta. Uma imaginária filha do guerrilheiro - Margarida Osório - é a vedeta da história.
Espera-se assim que as gentes do concelho, designadamente as de Paus, compareçam na sessão de lançamento e adquiram e leiam este romance empolgante.

O livro, que vai ser lançado também em Fozcoa e talvez em Sernancelhe, já está à venda nos locais do costume: Lina e Couto, Museu e Postos de Turismo, em Resende; Gráfica, em Lamego; livrarias Latina e Educação Nacional, no Porto; livrarias Ferin e Guarda-Mor, em Lisboa; e na Livraria 115, em Coimbra .

*alteração do original havendo somente a inclusão do horário referente à sessão - (às 21 horas)


in PAUS-RESENDE
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários


O Presidente da Câmara, António Borges, procedeu à entrega de certificados no âmbito das unidades de formação de curta duração promovidas pela Competir – Formação e Serviços, Lda. no concelho de Resende a 75 formandos, numa cerimónia realizada no dia 16 de Abril, no auditório do Museu Municipal.

No total foram realizadas 25 acções de formação que abrangeram as áreas de trabalho social, saúde, informática, secretariado, contabilidade, gestão e segurança e higiene no trabalho.

Os cursos destinaram-se a activos empregados, desempregados, 1º emprego, funcionários públicos, e outros, detentores de baixas qualificações escolares e profissionais ou que possuíam qualificações desajustadas às necessidades do mercado do trabalho.

Recorde-se que a COMPETIR desenvolve formação profissional desde 1993 enquanto entidade formadora, passando, a partir de 1996, a actuar no duplo perfil, de entidade formadora e promotora, com responsabilidades em todas as fases do processo, nomeadamente levantamento de necessidades de formação, elaboração do dossier de candidatura, planeamento, execução, acompanhamento e avaliação das acções de formação e elaboração do dossier do saldo.

Trata-se de uma empresa acreditada desde 1998 pelo IQF (Instituto para a Qualidade na Formação), que recentemente deu lugar à DSQA – Direcção de Serviços de Qualidade e Acreditação, integrado na DGERT – Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.



in Câmara Municipal de Resende
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 19 de abril de 2010 | Publicado em | Com 0 comentários



O Externato D. Afonso Henriques em colaboração com a Câmara Municipal de Resende e a Associação de Municípios do Vale do Douro Sul realizou, no dia 14 de Abril, uma conferência subordinada ao tema “Integração Europeia”, dirigida aos alunos do Ensino Secundário daquele estabelecimento de Ensino.

Em cima da  mesa estiveram presentes temas bem actuais, e que dizem respeito a todos os cidadãos nacionais que no fundo são cidadãos europeus. O Tratado de Lisboa e as Instituições Europeias foi o tema abordado pela TEAM EUROPE e Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), Paula Santos. Já ao Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, coube a tarefa de cativar a atenção dos alunos com o tema Integração Europeia e Desenvolvimento.

Paula Santos abriu a sessão e abordou as alterações e novidades que integram o novo Tratado de Lisboa, que tem como objectivo tornar a União Europeia (UE) mais eficiente, dotada de Instituições adaptadas a uma Europa alargada, mais próxima dos seus cidadãos, mais eficaz e coerente no seu relacionamento com o mundo e, sobretudo, mais apta a responder a desafios globais.

António Borges, também, membro do Comité das Regiões na Europa, referiu que “a mensagem da União Europeia é uma mensagem de coesão territorial e social, solidariedade, desenvolvimento e fraternidade entre os povos assumindo uma importância decisiva nas políticas prioritárias como as questões climatéricas e a eficiência energética”. Reforçou, ainda, que quando se fala de UE faz sentido  falar em recuperação da crise e das questões da qualificação e que neste momento se devem acumular conhecimentos e perceber que a UE além de um espaço económico é um espaço de coesão.

Com a conferência, o Externato D. Afonso Henriques pretendeu mostrar à comunidade escolar qual a importância da União Europeia e do novo Tratado de Lisboa e qual o papel dos alunos na Europa.

Recorde -se que o Tratado de Lisboa foi assinado no dia 13 de Dezembro de 2007, mas só entrou em vigor no dia 1 de Dezembro de 2009 marcando o início de uma nova fase do projecto europeu, mais ambiciosos e próximo dos seus cidadãos. O novo Tratado afirma valores europeus e reforça a Europa tornando-a mais forte para enfrentar questões globais.


in A Verdade