Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
3 milhões de euros vão transformar centro da Vila de Resende - Regeneração Urbana cria uma nova relação de Resende com o Douro
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 Publicado por Unknown

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, assinou com o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, o contrato de financiamento para a Regeneração Urbana da Vila de Resende, numa cerimónia realizada no dia 22 de Dezembro, no auditório do Centro Escolar de Resende.

Perante um auditório repleto de público, a cerimónia iniciou com a apresentação dos projectos, pelo autor Jorge Topa, que fez uma explicação elucidativa, apresentando imagens ilustrativas das obras em causa.

Durante a cerimónia, António Borges afirmou que por um lado, “o objectivo estratégico desta regeneração é concluir a requalificação da sede do concelho que iniciamos no terceiro Quadro Comunitário de Apoio, mas também melhorar o carácter urbano e valorizar a vila” e, por outro “criar uma nova ambição na relação de Resende com o Douro enquanto veículo de oportunidades e espaço de afirmação, numa lógica de valorização do território na sua dimensão urbana e territorial, mas também na sua dimensão económica. O que pretendemos é que o processo de ligar a sede do concelho ao Douro seja um objectivo estratégico do futuro”.

Para Carlos Lage “Resende é uma vila com uma implantação geográfica extraordinária privilegiada na região do Douro, no Douro património e o parque urbano onde vai ser construído vai permitir a abertura de Resende com o rio Douro como algo que lhe vai dar outra dimensão e outra coerência, estabelecendo-se como elemento qualificador da vila que se vai modernizando. A arquitectura do fórum municipal tem a sua audácia e criatividade, e o resultado vai ser surpreendente” acrescentou ainda que “a forma como a Câmara de Resende, o seu Presidente e os Técnicos trabalharam neste projecto foi verdadeiramente exemplar”.

A Regeneração Urbana da Vila de Resende compreende a empreitada para a construção do Fórum Municipal e Espaço Adjacente (no lugar do Mercado Municipal), arranque do Parque Urbano e Módulos de Apoio a Eventos (na variante à EN 222, junto ao Auditório Municipal) cujo projecto orçado em cerca de 3 milhões de euros será comparticipado por fundos comunitários, no âmbito do programa 'Política das Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana'.


O objectivo é requalificar o centro urbano da sede do concelho e suprir algumas das carências que este ainda apresenta, com o propósito de aumentar a qualidade de vida da sua população, disponibilizando um cada vez maior e qualificado conjunto de equipamentos públicos e espaços verdes para a fruição e lazer de todos.

Relativamente ao Parque Urbano, a intervenção prevê a criação de um estacionamento público descoberto, uma plataforma para a realização da feira quinzenal e para a realização de actividades lúdicas e culturais ao ar livre; módulos de apoio a actividades culturais; instalações sanitárias públicas e estrutura amovível a implantar à margem da plataforma de estacionamento; arranque do parque urbano da vila de Resende; parque infantil; parque de merendas e circuito de manutenção ao ar livre.

No que diz respeito ao Fórum Municipal, este sustentará uma nova centralidade, substituindo o actual mercado municipal construído nos anos 80 e que se encontra em avançado estado de degradação. O novo mercado será constituído por um pequeno conjunto de 8 lojas comerciais, com acesso directo pelo exterior e, no seu interior, por 8 bancadas para vendedores de frutas e legumes, 2 lojas para floristas, 2 peixarias, 3 talhos, 1 gabinete para a DRA e 1 gabinete para a administração.

Com a concretização deste projecto pretende-se a contínua requalificação, modernização e revitalização sustentada do aglomerado urbano da vila de Resende.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "3 milhões de euros vão transformar centro da Vila de Resende - Regeneração Urbana cria uma nova relação de Resende com o Douro"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html