Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
11,5 milhões de euros modernizam Escolas EB2 + ES/3 de Resende - Investimento promete revolução no ensino escolar do concelho
quinta-feira, 21 de outubro de 2010 Publicado por Unknown

Cerca de 11,5 milhões de euros vão ser investidos na requalificação e modernização das Escolas EB2 + ES/3 D. Egas Moniz, em Resende. O anúncio foi transmitido na cerimónia de apresentação pública do projecto de modernização da Escola Secundária D. Egas Moniz de Resende, que decorreu no dia 19 de Outubro, nas instalações daquela Escola, na presença do Director Regional da Educação do Norte, António Leite, e do Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges.

A total remodelação destas Escolas insere-se no Programa de Modernização dos Ensinos Secundário e Básico 2/3 promovido pelo Ministério da Educação, a cargo da Parque Escolar e que pretende interromper o ciclo de degradação de alguns estabelecimentos escolares, corrigindo os problemas de construção existentes e melhorando as condições de adaptabilidade, segurança e acessibilidade.

Durante a cerimónia de apresentação, o Director da DREN, António Leite, saudou todos os presentes e congratulou o Município pelo excelente trabalho realizado em prol dos jovens e adultos do concelho. “O objectivo desta transformação no ensino visa diminuir o insucesso e abandono escolar. Temos que garantir que o acesso à escola seja feito em condições de educação, conforto e equidade. O investimento nas escolas secundárias é também um investimento de grandeza tal como nos centros escolares”.

O Presidente da Câmara Municipal, António Borges, reconheceu que só com o apoio do Director da DREN, que tem feito um grande esforço no tratamento das questões do concelho, foi possível incluir Resende no Projecto de Modernização da Parque Escolar. “É fundamental que o projecto educativo responda às necessidades do mercado de trabalho que cada vez é mais exigente. Mais qualificação e conhecimento é a nossa ambição. O verdadeiro paradigma aqui é termos uma escola mais exigente, mais capaz, mais preparada e com mais respostas”.

O Director da Escola, António Miranda de Carvalho, mostrou-se satisfeito por a escola que dirige ter sido contemplada na terceira fase de requalificação. Referiu que têm sido estabelecidos objectivos e que estes têm sido atingidos. “Pretendemos controlar o insucesso e abandono escolar”.

Os objectivos do programa são recuperar e modernizar os edifícios escolares, potenciando uma cultura de aprendizagem, divulgação do conhecimento e aquisição de competências; abrir a escola à comunidade, recentrando a escola nos meios urbanos em que se inserem; e criar um sistema eficiente e eficaz de gestão dos edifícios, garantindo a operação de requalificação e modernização.

O projecto desenvolvido pela Parque Escolar para a Escola Secundária D. Egas Moniz prevê a beneficiação do Pavilhão Gimnodesportivo e do edifício pré-existente que contempla 25 Salas de Aulas, a construção de um novo edifício com funções sociais e lectivas, implantado paralelamente à Rua da Ermida que definirá um novo pátio de entrada. Apresentará uma implantação em L, na qual o braço paralelo ao arruamento albergar o programa de natureza administrativa, serviços de apoio, refeitório, sala polivalente com bancada retráctil com 200 lugares sentados, pequeno auditório com lotação de 90 lugares e biblioteca. O programa do braço perpendicular à entrada destina-se a 21 salas de aula, incluindo laboratórios, oficinas de informática, electricidade, electrotecnia e expressão dramática, estúdios multimédia, salas de TIC e música, espaço de curso de termalismo e estufas para o curso de jardinagem.

A frente urbana da escola, voltada para a Rua da Ermida e para a Av. Dr. Francisco Sá Carneiro será valorizada, atribuindo-lhe uma maior representatividade e melhores condições de acesso, assim como os espaços exteriores serão objecto de beneficiação.

Depois da abertura de dois centros escolares no concelho e mais um cujo concurso público já abriu, a modernização das EB2 + ES/3 colocam Resende na linha da frente com um modelo de ensino qualificado capaz de responder às exigências de uma sociedade mais competitiva.

O Gabinete de Comunicação e Imagem
Resende, 21 de Outubro de 2010

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "11,5 milhões de euros modernizam Escolas EB2 + ES/3 de Resende - Investimento promete revolução no ensino escolar do concelho"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html