Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Hélder Amaral: «O EXEMPLO»
sexta-feira, 4 de junho de 2010 Publicado por Unknown

Tempos houve que as referências e os exemplos serviam de guia a quem queria fazer mais do que parecia ser-lhe permitido pelo destino. Eu próprio sempre tentei seguir os bons exemplos, bem como aprender com os erros dos outros. É útil e mais barato. No fundo, inovar pode ser copiar o que os outros fazem bem. Um exemplo de excelência, de eficácia, de competência e de rigor tem sido dada nesta década por José Mourinho, um português com certificado de origem; bastou ver a sua última conferência de imprensa, aquando da sua apresentação no Real Madrid: ele falou em português, inglês, espanhol, italiano, por vezes italioespanhol e portunhol. Só um Português é capaz desta versatilidade! Outro falaria na sua língua, e pronto: quem quiser que traduza. Este português é, de facto, um exemplo que todos devíamos seguir: acredita que a sorte dá muito trabalho, e que só com trabalho, dedicação, persistência e inteligência se conseguem resultados. Lamento que mesmo no “mundo da bola” o seu exemplo não motive clubes, a começar pelo meu (não foi treinado por ele pela emotividade lusitana, que não vê para lá do imediato). Com mais razão e menos coração, Mourinho teria sido treinador do Sporting, o que foi um erro para uns e uma oportunidade para outros. Há sempre dois lados…

A tarefa corajosa, para além de bem paga, que Mourinho assumiu ao aceitar treinar um clube de excelência, mas sem resultados nem rentabilidade, que tem um director desportivo que, em jeito de crítica, dizia que “jogar contra uma equipa defensiva é como fazer amor com uma árvore”, não será fácil. Mas este português, como muitos de nós, sabe o que é “comer o pão que o diabo amassou”. Estou certo que Mourinho vai provar a Valdano que se pode por a arvore a mexer.

É verdade. Hoje escolhi escrever sobre este grande português. É que muito já foi dito sobre a crise, e é bom saber que num país deprimido há um de nós que nos diz que é possível vencer. Aproveitemos então para olhar com menos fatalismo para a crise, apesar de os últimos dados da OCDE recordarem que, mesmo com crescimento do PIB de 1%, continuamos a divergir da média europeia, e que o desemprego vi aumentar para lá dos 10%. Vamos ter que arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Se o crescimento passa, e muito, pelas exportações, e desconhecemos para que mercados e que produtos devemos vender, então é hora de começar a estudar que produtos podemos exportar e que mercados devemos procurar. Não podemos nem devemos desistir. Se o desemprego vai aumentar, se muitos dos desempregados têm qualificações que não servem para oferta de trabalho, então há que aceitar fazer outra coisa, requalificar competências, reformular as ofertas de formação. Há que aproveitar todas as oportunidades.

Os próximos anos vão ser de escassez de dinheiro, e vão ser marcados pelo endividamento excessivo. As famílias e as empresas vão ter menos dinheiro, logo vão ter que consumir menos, e melhor. Entre uma vuvuzela e um pão, a prioridade é o pão. O Estado vai ter capacidade de investimento limitada. Este e o próximo governo têm um programa traçado: poupança, austeridade, sentido de responsabilidade, patriotismo e rigor têm de passar a significar alguma coisa. Vencer esta crise e seguir os bons exemplos está nas nossas mãos. Depende mais de nós do que porventura julgamos.

Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Hélder Amaral: «O EXEMPLO»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html