Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Resende discute Tratado de Lisboa
segunda-feira, 19 de abril de 2010 Publicado por Unknown




O Externato D. Afonso Henriques em colaboração com a Câmara Municipal de Resende e a Associação de Municípios do Vale do Douro Sul realizou, no dia 14 de Abril, uma conferência subordinada ao tema “Integração Europeia”, dirigida aos alunos do Ensino Secundário daquele estabelecimento de Ensino.

Em cima da  mesa estiveram presentes temas bem actuais, e que dizem respeito a todos os cidadãos nacionais que no fundo são cidadãos europeus. O Tratado de Lisboa e as Instituições Europeias foi o tema abordado pela TEAM EUROPE e Docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), Paula Santos. Já ao Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, coube a tarefa de cativar a atenção dos alunos com o tema Integração Europeia e Desenvolvimento.

Paula Santos abriu a sessão e abordou as alterações e novidades que integram o novo Tratado de Lisboa, que tem como objectivo tornar a União Europeia (UE) mais eficiente, dotada de Instituições adaptadas a uma Europa alargada, mais próxima dos seus cidadãos, mais eficaz e coerente no seu relacionamento com o mundo e, sobretudo, mais apta a responder a desafios globais.

António Borges, também, membro do Comité das Regiões na Europa, referiu que “a mensagem da União Europeia é uma mensagem de coesão territorial e social, solidariedade, desenvolvimento e fraternidade entre os povos assumindo uma importância decisiva nas políticas prioritárias como as questões climatéricas e a eficiência energética”. Reforçou, ainda, que quando se fala de UE faz sentido  falar em recuperação da crise e das questões da qualificação e que neste momento se devem acumular conhecimentos e perceber que a UE além de um espaço económico é um espaço de coesão.

Com a conferência, o Externato D. Afonso Henriques pretendeu mostrar à comunidade escolar qual a importância da União Europeia e do novo Tratado de Lisboa e qual o papel dos alunos na Europa.

Recorde -se que o Tratado de Lisboa foi assinado no dia 13 de Dezembro de 2007, mas só entrou em vigor no dia 1 de Dezembro de 2009 marcando o início de uma nova fase do projecto europeu, mais ambiciosos e próximo dos seus cidadãos. O novo Tratado afirma valores europeus e reforça a Europa tornando-a mais forte para enfrentar questões globais.


in A Verdade

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Resende discute Tratado de Lisboa"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html