Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Apresentação d' "O DOURO EM CHAMAS"
domingo, 25 de abril de 2010 Publicado por Unknown


Familiares, amigos, colegas (padres e professores), paroquianos, conterrâneos de Paus e Felgueiras e presidentes/directores das principais instituições de Resende (Presidentes da Câmara Municipal e Assembleia, Municipal, Vereadores, Deputados Municipais, Presidentes de Junta, Directores do Agrupamento de Escolas, Escola Secundária e Externato, Provedor da Santa Casa daMisericórdia...), incluindo o Vigário Geral da diocese de Lamego, encheram por completo o Auditório Municipal, ontem à noite, na sessão do lançamento do 5.º romance de Joaquim Correia Duarte "O Douro em Chamas".

A apresentação esteve a cargo do Sr. Cón. Esteves Alves, que prefacia o livro. Começou por afirmar que o apresentador deve suscitar o apetite pela leitura da obra, tendo a missão sido cumprido, pois fez uma síntese do contexto histórico do romance e acentuou as qualidades literárias/estilísticas da narração, queexemplificou com a leitura de algumas passagens. "No romance está bem patente o historiador rigoroso, o narrador de diálogos genuínos e vivos, o retratista de traços de carácter, o criador de ficção romanesca", referiu, qualificando o autor como o poeta da palavra e o mestre da limpidez da linguagem. Como aspectos relevantes da obra, realçou três: i) a rara beleza da descrição das paisagens com contrastes carregados de metáforas; ii) a vivacidade dos diálogos; e iii) a genial recriação das reacções populares.
O Dr. Joaquim Correia Duarte confessou o prazer que lhe suscitou escrever este romance histórico, pois foi uma forma de investigar uma época conturbada com actores e factos situados no Douro (alguns dos quais no concelho de Resende, como o célebre Justiniano de Córdova). "Aqui contam-se factos e acontecimentos verdadeiros, a partir dos quais se desenharam cenários", disse. Referiu que o que não se pode dizer num registo de investigação histórica poder-se-á fazê-lo num romance histórico. Como diria um elemento da direcção da Academia Portuguesa de História (que o Dr. J. Correia Duarte trouxe à colação), que após se interrogar se o livro pertencia mais ao domínio da história ou do romance, concluiu: é mais história, mas também é romance; leiam a história e desfrutem do romance. Lembrou que no livro se contam histórias que, embora não sendo verdadeiras, são prováveis.
A última intervenção coube ao Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, que realçou as qualidades do Sr. Padre Joaquim na sua dimensão humana e cultural ao qual a comunidade de Resende está agradecida e pelo qual sente orgulho. "Momentos como este são muito gratificantes aos quais talvez não saibamos dar o devido apreço", referiu.



Da contra-capa

O
Douro em Chamas é a memória dos tempos de terror e confusão que se viveram no Douro e no país, ao longo de quase todo o século XIX.
Despotismo Pombalino, Invasões Francesas, Guerra Civil, guerrilhas da Patuleia, nada falta nesses malditos tempos para dividir os portugueses, facultar o crime e as vinganças, semear sangue e lágrimas, desgraçar inúmeras famílias e empobrecer o país.
"(...) O presente livro, com verdade histórica servida em bandeja literária ornada de imaginação e fantasia, pretende trazer ao conhecimento de todos os leitores o que se passou aqui, no nosso Douro, nesses tempos espinhosos de mudança.
No meio de tudo, a história ficcionada do amor proibido de dois jovens que tentou vencer os ódios políticos dos seus progenitores, mas que veio a acabar numa incomensurável tragédia.

in PAUS-RESENDE

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Apresentação d' "O DOURO EM CHAMAS""

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html